terça-feira, 5 de julho de 2011

Sobre o caminho, os princípios de DEUS e a igreja

Nestes últimos dias me deparei com algumas pessoas que se afastaram da igreja e que a meu ver estão piores (como menos paz, se iludindo, em más compainhas, sem direção, com mais desvios éticos, etc). As igrejas que estes conviviam, eram falhas no meu entendimento e longe estavam do anuncio do evangelho com imparcialidade religiosa, como creio que deveria ser toda a igreja cristã. Porém mesmo com todas estas falhas, tais comunidades liam o evangelho e pregava muitos de seus princípios coerentemente. Embora a principal mensagem cristã, que é a GRAÇA DE DEUS, fosse apresentada nestas de forma tímida, o que dela foi dito (da mensagem), produzia bons frutos. Não acho que as igrejas sejam o local de cura como se anuncia por ai, visto que em seu partidarismo ideológico, alguns o defende para dele tirar proveito e outros o protege pela sua ignorância.
Após muitos questionamentos, passei a crer na Bíblia como inspirada por DEUS, não por ter uma resposta científica para cada questionamento feito ou respondido por críticos e defensores, mas sim pelo fato de experimentar e ver na vida (minha e de alguns conhecidos) que se por ela vivêssemos, o mundo seria melhor.
Friso que não estou aqui defendendo que as comunidades religiosas são a solução para o mundo, nem muito menos nego todas as doenças que elas causam pelos seus equívocos que são apoiados na sua dureza de interpretação das escrituras. Em todos os tempos as comunidades religiosas se mostraram falhas e duras, afinal foram religiosos que crucificaram Jesus, interpretaram as escrituras incorretamente a ponto de não reconhecê-LO e que faltou com o amor para com a prostituta (do apedrejamento), sendo salva apenas por Jesus. Pois é, mas também foi pelo meio destas junções (comunidades) que a Bíblia foi anunciada a muitos e princípios como o de fazer ao próximo o que desejamos para nós, preservou pessoas de ações/retaliações catastróficas.
Bom seria se buscássemos as verdades Bíblicas com isenção, o que é difícil em nossos dias, primeiro porque se difundiu que a Bíblia é um livro próximo do impossível de ser interpretado pelos mortais, e será realmente para quem não busca o ler, segundo pelo volume de preconceitos que se tem a cada linha que é lida, impossibilitando de que se consiga isenção.
A mensagem bíblica mesmo anunciada com tantos equívocos, se os líderes forem um mínimo comprometido com DEUS e quem escuta não estiver embotado para o que DEUS der de percepção, com base na minha pequena análise deste seleto grupo de amigos, quem escuta fica melhor do que se estivessem sem tais exposições.
Pois bem, estou para ver alguém que sendo dado ao amor, ao respeito aquele que está próximo, a gratidão, ao perdão, a humildade e a mansidão, dentre outros bons princípios que nasce em DEUS, não colha bons frutos como paz, domínio próprio, distancia dos vícios destruidores, etc (não digo riqueza, bens, reconhecimento humano, etc). Por isso creio que caminhando na vida veremos na Bíblia princípios que foram revelados pelo PAI, assim como percebo que muitos usam desta muleta chamada igreja, para ver o óbvio de DEUS.
A igreja com todas as suas falhas guarda nas suas premissas conselhos muito melhores que aqueles que o mundo nos dá, portanto DEUS nos proteja dos ideais difundidos neste mundo e de seus valores perversos, bem como dos dirigentes malévolos das igrejas que só querem sugar aqueles que batem a porta destas falsas comunidades religiosas. Apesar de todas as falhas, muitas comunidades ainda são vozes que clamam no solo árido deste mundo, e buscam valores que nos faz pensar além de nós, de maneira que muitos crescem em princípios mais altos que apenas o sobreviver e se distanciam cada vez mais do homo sapiens.

Um forte abraço, nELE que nos chama no caminho para nos mostrar verdades, para sairmos da infância da consciência na plenitude de seu amor

Ferdinando Cabral
05/07/2011

Nenhum comentário: