quinta-feira, 14 de julho de 2011

Uma homilia que ninguém mais agüenta

......os templos estão esvaziados e os poucos sacerdotes não conseguem reverter a debandada dos fiéis, em meio a um secularismo avassalador. Em países de profunda tradição católica, Espanha, Itália, Irlanda e Polônia, os seminários desabitados estão sendo transformados em hotéis ou centros culturais.......

Fonte texto acima: http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=377&textCode=7750&date=currentDate

Peguei a notícia acima para ilustrar um problema que a cada dia ocorre com mais força nas igrejas cristãs. Apesar desta matéria referir-se as Igrejas Católicas Romana, poderia dizer que de uma forma geral tal movimento de evasão ganha força em todos os seguimentos cristãos (Católicos e Evangélicos), e muitos fieis tem migrado para religiões que defendem teorias opostas as descritas na Bíblia.
Não acho que o problema em questão tem causa unicamente nas comunidades “cristãs”, pois acredito que forças espirituais tem contribuído para enfraquecer tal fé, mas sem soma de dúvidas, essas potestades tem utilizado as fraquezas das comunidades, a exemplo das pobres homilias em nossos dias. As comunidades que tem homilias toleráveis (pouco engessadas), se for de pequena dimensão, lotam, por isso sempre peço a DEUS para capacitar os pregadores. Vejo que tem muitos pregadores que confundiram flexibilidade da mensagem, com mudança de conceito na mesma, mas não é isso que estou defendendo. Com o volume de informação que temos hoje em dia, as pessoas de uma forma geral não aceitam mais a mensagem engessada, onde um homem dita formas de agir. Sei que quando mais duro o coração, maior necessidade de leis, por isso que antes tínhamos dez mandamentos e posteriormente Jesus abre nossa mente dizendo que os dez mandamentos se resumem em dois. Esta citação bíblica (que fala que os dez mandamentos se resumem em dois) é um grande divisor de pensamento, visto que Jesus começa a introduzir a visão de passar conceitos e não mais a de ditar leis. Corações pedrados infelizmente tem que receber leis (.....por causa da dureza dos vossos corações Moiséis vos deixou esta lei......), por isso espero que o Espírito Santo dê a cada pregador discernimento de maneira que a mensagem transforme vidas (com lei ou com conceito).
Defendo que para população em geral (principalmente a mais jovem), maior é a necessidade de passarmos conceitos, do que leis, pois muitas são as situações em nosso dias que não vamos poder normatizar, pois se assim fizéssemos, teríamos que criar uma constituição cristã. Além do mais, cito como exemplo, que a maioria dos jovens dificilmente vão aceitar uma mensagem que diga apenas para não se relacionar de forma vulgar com o seu próximo, mas pode refletir o quanto uma relação que trata o outro como objeto (de forma vulgar), diminui a ele e ao seu próximo como ser humano. Esta visão conceitual que faz com que pessoas reflitam sobre seu modo de agir medíocre, a meu ver tem muito mais força que a norma, a lei, por isso defendo desde já nas homilias.
Não é preciso iludir pessoas com falsas promessas, nem muito menos deturpar o evangelho para evitar evasões, o que necessitamos é de homens que passem a mensagem de coração e com paixão, não absolutizando traços culturais, mas em seu lugar difundindo conceitos de amor com sabedoria.

Um forte abraço, nELE que ao lermos os breves relatos bíblicos, mostrou que nunca variou os conceitos, só as leis,

Ferdinando Cabral
14/07/2011

2 comentários:

Larissa Souza disse...

Estava procurando justamente o conceito do que é a homília e você com suas belas palavras, me explicou nitidamente.

Obrigado!

Ferdinando disse...

Obrigado pela leitura!!!